Crianças com necessidade especial no aprendizado.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (tempo, dinheiro, piadas), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas.

O professor é capaz de identificar rapidamente o que o aluno não é capaz de fazer. O melhor caminho para se trabalhar, no entanto, é identificar as competências e habilidades que a criança já tem, e trabalhar a partir daí.

É preciso adaptar e parcelar o conteúdo, sua exposição, seu tempo para a realização das atividades e estimular a ajuda dos colegas de sala.

Outro ponto muito importante é falar para o aluno com deficiência intelectual, previamente, o que será necessário para realizar determinada tarefa e quais etapas devem ser seguidas. Essa atitude de avisar com antecedência o que está previsto ocorrer em cada local, em cada momento, é uma ótima prática para todas as relações sociais, evidenciando as possíveis variações, consequências e soluções.

Todas as pessoas com diversos níveis de deficiência são capazes de aprender e evoluir, só é preciso dedicação para encontrar as formas e técnicas mais adequadas para cada caso.

Se sua família está vivendo ou conhece quem esteja vivendo essa situação, peça ajuda profissional na escola, e órgãos de saúde mental.