ENEM - Guia completo de estudo para você se sair bem



Para alcançar um bom resultado no ENEM é necessário dedicação, organização, disciplina e otimização do tempo. Garantir bons resultados no ENEM é um desejo de muitas pessoas, e para ganhar destaque, é preciso estar muito bem preparado. Quanto mais cedo você começar os estudos, melhor será o seu desempenho. Deixar para a última hora, não é uma boa escolha!

Então, se você já estiver se preparando para o ENEM e não tem ideia por onde começar, vamos te ajudar a se organizar, apresentando algumas dicas fundamentais e ferramentas de apoio gratuitas sobre o ENEM. Vamos lá!?



1 - Entenda o Exame Antes das dicas, é necessário que você entenda como funciona o ENEM, suas regras e as características de aplicação do exame. Assim, você terá a noção da quantidade de pautas que é preciso estudar e como colocá-las no seu planejamento de acordo com o que você tem mais facilidade, ou qual terá que se dedicar mais.

Um fator determinante e que deve ser levado em consideração é entender que as questões são interdisciplinares e contextualizadas. Isso significa que em uma mesma questão, pode ser exigido o conhecimento em mais de uma área.


Outro fator, é que o Exame também cobra temas da atualidade, exigindo que uma parte do tempo de estudos, seja dedicada ao acompanhamento de notícias. Cliquei AQUI e veja o conteúdo Matriz de Referência ENEM.



2 - Monte seu Cronograma de Estudos


O tempo de estudos necessário varia de pessoa para pessoa e também do objetivo de cada um. Mas, especialistas recomendam que o estudo seja de, pelo menos, três horas diárias, além, é claro, da rotina escolar.


Utilizando um caderno, computador e até mesmo um celular, tendo um bom planejamento e um método de estudos, é possível criar uma rotina para que consiga estudar de forma tranquila e conseguir alcançar resultados positivos no ENEM.



3 - Faça testes com as provas anteriores


Recomenda-se que os estudantes refaçam as provas das edições anteriores, porque a prova tem suas especificidades. As provas do ENEM envolvem disciplinas múltiplas, textos longos e exigem uma boa capacidade de interpretação.


Refazendo essas provas anteriores é uma forma de você saber o grau de dificuldade de cada questão e área de conhecimento. Com isso ficará mais fácil saber quais disciplinas merecem mais a sua atenção.



4 - Faça Simulados do ENEM


Chegamos ao ponto onde você já sabe como funciona o ENEM, então é hora de fazer o simulado para saber como se sairia na hora da prova.


Os simulados são indispensáveis para que o estudante possa testar o conhecimento e também treinar a concentração dentro do tempo da prova.



5 - Treine a redação A redação do ENEM é sem dúvidas uma das maiores preocupações dos participantes. Dúvidas sobre o tema, entendimento da proposta e falta de argumentos são alguns dos fatores de insegurança. É importante compreender que quanto maior a capacidade de argumentação, maiores serão as suas chances de obter uma boa nota. Por isso, é essencial treinar o texto. Para isso, você pode intercalar os temas de edições anteriores do ENEM com assuntos atuais e acontecimentos marcantes da semana, em questões nacionais e internacionais. Todos os anos, o Inep divulga um manual de redação, no qual informa o que a banca espera de um texto dissertativo-argumentativo.


Clique AQUI e confira a Cartilha de Redação Enem 2020.


Outro passo importante é realizar a correção do sua redação. A partir daí, você conseguirá verificar se o seu texto está de acordo com o que foi proposto e se os seus conhecimentos quanto às técnicas de redação, domínio da língua portuguesa e poder de argumentação estão prontos para a prova.



6 - Assista vídeoaulas


Um método de estudo prático, no qual a única coisa que você precisa é se conectar a internet. As vídeoaulas são mais dinâmicas para estudar. Os professores oferecem diferentes temas cobrados na prova do ENEM, você tem a vantagem de pausar quando achar necessário para fazer anotações, e o outro fator positivo é que as aulas são gratuitas.



7 - Mantenha-se atualizado Além de cair assuntos ensinados em sala de aula, exige-se um conhecimento geral dos temas que estão em pauta na atualidade. Por isso, é importante estar bem informado com o que está acontecendo no mundo para conseguir se sair bem nas questões que envolvem atualidades. Você pode manter-se bem informado acompanhando portais de notícias, lendo e assistindo jornais e lendo textos de atualidades.

Tem mais alguma sugestão de estudos para o ENEM? Compartilha com a gente!

Fonte: Brasil Escola